Levantamentos topobatimétricos e seus benefícios

Levantamentos topobatimétricos e batimétricos são fundamentais para a realização de obras de engenharia, mineração, agricultura, construção civil e portos, só para citar alguns exemplos. 

Eles trazem informações de áreas secas e molhadas de corpos d’água como oceanos, mares, rios, lagos e reservatórios para determinar a topografia de seu leito e margens. 

Durante o trabalho, são extraídos dados como capacidade volumétrica, nível de assoreamento e massa d’água, fundamentais para a construção de pontes, barragens, represas e projetos de extração mineral. 

Vamos entender melhor como os levantamentos são feitos e como eles podem ajudar diferentes segmentos de mercado a desenvolverem novos projetos ou implementarem melhorias em projetos existentes. 

Batimetria ou topobatimetria? 

Afinal, batimetria e topobatimetria são a mesma coisa? Posso utilizar qualquer um dos dois nomes para me referir aos levantamentos topográficos relacionados aos corpos d’água? 

Não é bem assim. Para entender a diferença entre as duas terminologias, precisamos entender primeiro a origem do nome. 

Batimetria 

Batimetria vem do grego antigo, onde “bathus” significa profundo ou fundo. Já “metron”, significa medida. Juntas, querem dizer “medida do fundo”. A medição da profundidade e do volume de corpos hídricos como lagos e rios, assim como o mapeamento de seu relevo submerso, é chamado de levantamento batimétrico. 

A representação gráfica (ou cartográfica) do levantamento batimétrico é feito através de curvas de nível batimétricas, que são parecidas com as curvas de nível do levantamento topográfico convencional. Conseguimos, em cada quadrante do mapeamento, saber qual é a distância entre a superfície e como é o relevo do fundo.

De posse destas informações, topógrafos e engenheiros conseguem estimar o nível de sedimentação de um curso de água (assoreamento), calcular quanto uma barragem pode suportar de volume de água e rejeitos de mineração.

As aplicações de um levantamento batimétrico são inúmeras e são de relevante utilidade,  como veremos mais adiante. 

E o levantamento topobatimétrico? 

Se o levantamento batimétrico concentra-se nas áreas molhadas de oceanos, rios e lagos, o levantamento topobatimétrico refere-se ao mapeamento feito também nas áreas secas. 

Como áreas secas temos todas as partes associadas ao corpo d’água, que não estão submersas, tais como margens, ilhas, bordos e sedimentos.

Vista aérea de lago - Levantamento topobatimétrico com auxílio de drone

Como é feito o levantamento topobatimétrico? 

O acesso a novas tecnologias tem provocado uma revolução nas técnicas utilizadas na agrimensura e topografia e a topobatimetria é um bom exemplo. 

Antigamente, a única forma de medir a profundidade de um rio, por exemplo, era com cabos submersos e réguas graduadas presos a embarcações ou estruturas fixas sobre a água. 

Hoje, são utilizados ecobatímetros, GPS, Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), sensores a laser, softwares e embarcações remotas ou tripuladas. 

O levantamento da área molhada 

Para se atingir resultados mais precisos que os obtidos pelo método convencional (com cabos submersos e réguas graduadas), os topógrafos utilizam embarcações controladas remotamente por rádio ou tripuladas por uma equipe. 

Para obter informações sobre a localização geográfica e geodésica, as embarcações carregam um receptor DGPS (Differential Global Positioning System) e, para medir a profundidade, um ecobatímetro. 

O ecobatímetro é o equipamento de destaque no levantamento topobatimétrico. O instrumento emite pulsos sonoros em direção à superfície submersa da área analisada, que chegam ao fundo e são refletidos, voltando ao equipamento, que calcula o tempo decorrido. As informações são processadas por softwares específicos de batimetria e geram curvas isobatimétricas, visualizações em 2D e 3D, gráficos de volume e mapas da região. 

O levantamento da área seca 

Nas margens, ilhas e estruturas adjacentes aos corpos d’água, aplicam-se metodologias de levantamento topográfico tradicionais. Os topógrafos utilizam estação total, GPS e laser scanner terrestre. 

São vários os casos em que os levantamentos topobatimétricos são combinados ao mapeamento aéreo com drones para viabilizar a análise de regiões de difícil acesso, perigosas para os técnicos ou muito extensas. Nesses casos, as técnicas mais utilizadas são perfilamento a laser e aerofotogrametria. 

Visão aérea de lago em mineração - levantamento topobatimétrico

Onde os levantamentos topobatimétricos são aplicados? 

Sem dúvida, o segmento que mais realiza levantamentos topobatimétricos é a engenharia. A atividade é indispensável (e exigida por lei)  para a construção de hidrelétricas, barragens, portos, pontes e outras estruturas. No entanto, a topobatimetria é indispensável para o licenciamento e a viabilidade de projetos de outros segmentos como: 

Mineração 

Qual quantidade de rejeitos uma barragem poderá receber? Qual a capacidade máxima de extração mineral de um empreendimento minerário? Qual a disponibilidade de água para o projeto? Na mineração, os levantamentos batimétricos revelam dados que ajudam a especificar a vida útil de exploração e o potencial hídrico da localidade. 

Agricultura

A batimetria é fundamental para o planejamento de barragens de irrigação, que armazenam água para garantir o sucesso do plantio. O levantamento revela informações como capacidade de estocagem, processos erosivos nos reservatórios e taxa de evaporação. 

Logística portuária e navegação 

A batimetria é utilizada para assegurar a segurança e a eficiência do tráfego em portos e em canais de navegação em áreas civis, comerciais e militares. É fundamental para o planejamento de novas construções, reformas e ampliações. 

Engenharia 

Hidrelétricas, portos, barragens, pontes, cravação de estacas, obras de infraestrutura de transportes e outras obras de engenharia exigem serviços de batimetria e topobatimetria, essenciais para a obtenção de licenças junto aos órgãos reguladores. 

Ainda tem dúvidas? Entre em contato! 

Se você precisa de levantamentos topobatimétricos ou batimétricos para a execução do seu projeto ou quer saber mais sobre os serviços de topobatimetria e batimetria, entre em contato conosco! A Topomil possui uma equipe experiente e ágil, além de equipamentos modernos, para proporcionar as soluções que você busca.

Entre em contato com um de nossos consultores pelo formulário de contato ou pelo WhatsApp e solicite um orçamento agora mesmo!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
Categorias

Peça um orçamento para levantamentos aéreos com drone e laser scanner LiDAR

Somos especialistas em mapeamentos aéreos com drones e laser LiDAR para projetos de qualquer segmento e complexidade.

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed 

Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue